quarta-feira, 30 de março de 2022

Óscares 2022 - Will Smith agride Chris Rock em direto

 


    O momento mais chocante e polémico da noite e de qualquer edição dos Óscares.

    Foi sem dúvida o momento que marcou a noite mas não pela positiva.

    Tudo aconteceu quando Chris Rock subiu ao palco para apresentar o vencedor de Melhor Documentário e fez uma introdução com piadas dirigidas a alguns presentes. 

    Até que o ator se dirige a Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, dizendo - "Jada adoro-te. G.I. Jane 2, mal posso esperar por te ver" referindo-se à personagem de Demi Moore no filme "G.I. Jane" de 1997 que, como Jada, tem o cabelo rapado. A questão é que Jada não tem o cabelo rapado por opção mas por a sofrer de alopécia, uma doença autoimune que provoca queda de cabelo, como a própria revelou o ano passado nas suas redes sociais. A atriz imediatamente revirou os olhos e passado segundos, Will Smith subiu ao palco, dirigiu-se ao apresentador e deu uma bofetada a Chris Rock. 

    Inicialmente muitas pessoas, inclusive eu, pensaram tratar-se de uma brincadeira, de algo encenado, daí os aplausos e risos da plateia, mas rapidamente se percebe que não quando Will Smith, retomando ao seu lugar e visivelmente irritado, começa a gritar - "Deixa o nome da minha mulher fora da tua ***** boca" por duas vezes - e Chris Rock fica totalmente estupefacto e constrangido com a reação. O momento chocou todos os que assistiam deixando um ambiente super tenso e desconfortável, apesar de algumas tentativas de brincadeiras para tornar o ambiente mais leve e divertido, terem aliviado um pouco o clima.

    Mais tarde, Will Smith sobe ao palco novamente para receber a sua primeira estatueta de Melhor Ator, como seria de esperar, e fez um discurso muito emocionado, mostrando-se arrependido, tendo em conta o sucedido anteriormente. O ator, de alguma forma, comparou-se a Richard Williams que interpreta no seu filme "King Richard - Para Além do Jogo" e como este defendia ferozmente a sua família. "Estou assoberbado neste momento da minha vida. Estou a ser chamado para proteger e amar os meus (…) Nesta profissão tens de saber lidar com abusos, tens de sorrir e fingir que está tudo bem (…) O amor faz-nos fazer coisas malucas." E acrescentou aquilo que Denzel Washington lhe terá dito num dos intervalos da cerimónia: "No teu auge, é aí que o Diabo te aparece". A chorar, visivelmente perturbado com o que tinha feito e provavelmente com receio das consequências que o seu ato poderá vir a ter, Will Smith pediu desculpa à Academia e aos seus colegas nomeados, não mencionando Chris Rock. O ator disse ainda que esperava voltar a ser convidado pela organização dos Óscares, sendo aplaudido pela plateia no final do seu discurso. A baixo segue o video do discurso completo.

    Foi um momento absolutamente lamentável e triste e esperemos que não se volte a repetir.

    Após o sucedido, a policia de Los Angeles confirmou num comunicado à imprensa que Chris Rock recusou apresentar queixa contra Will Smith.

    24 horas após a cerimonia, Will Smith fez um pedido de desculpas público a Chris Rock no seu instagram - "A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. O meu comportamento de ontem à noite nos prémios da Academia foi inaceitável e injustificável. As piadas a meu cargo fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica da Jada foi demasiado duro de aguentar e reagi emocionalmente. Gostava de te pedir desculpas publicamente, Chris. Errei e pisei o risco. Estou envergonhado. As minhas ações não são indicativas do homem que pretendo ser. Não há lugar para violência num mundo de amor e bondade. Gostava também de pedir desculpa à Academia, aos produtores do espetáculo, a todos os participantes e a todos os espetadores ao redor do mundo. Gostava de pedir desculpa à família Williams e à minha família King Richard. Lamento profundamente que o meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Sou um trabalho em progresso. Sinceramente, Will.".

Vê a baixo o momento da agressão e de seguida o discurso de Will Smith.







Sem comentários:

Enviar um comentário