Numa noite glamorosa e emotiva, o grande vencedor foi "Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo".
A grande cerimonia dos Óscares realizou-se ontem no habitual Dolby Theatre em Los Angeles. Uma noite que se pode descrever numa palavra como emotiva, contou com discursos emocionantes, humor subtil mas eficaz, atuações surpreendentes, abraços, lágrimas, animais em palco, algumas surpresas e outros vencedores esperados.
Com uma entrada em grande entrando de pára-quedas na sala numa alusão ao filme nomeado "Top Gun: Maverick", o anfitrião Jimmy Kimmel fez um trabalho optimo e competente onde não faltou humor com várias piadas sobre a famosa chapada que marcou a edição do ano passado.
A produção independente "Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo" foi o vencedor da noite arrecadando 7 estatuetas em 11 nomeações entre os quais o tão desejado Melhor Filme, Melhor atriz com Michelle Yeoh, Melhor Realizador com a dupla The Daniels e Melhor ator e atriz secundários com Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis respetivamente. De seguida ficou "A Oeste Nada de Novo" com 4 prémios em 9 nomeações inclusive melhor filme internacional sendo que "Os Espíritos de Inisherin" com o mesmo número de nomeações não ganhou um único prémio. No Melhor Ator, os palpites dividiam-se entre as interpretações de Brendan Fraser em "A Baleia" e Austin Buttler em "Elvis" mas foi o primeiro que saiu vitorioso.
Os sucessos de bilheteira "Top Gun: Maverick" e "Avatar: O Caminho da Água" arrecadaram uma estatueta cada nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais respetivamente. A curta-metragem de animação portuguesa de João Gonzalez ficou pela nomeação mas claro, esperamos por uma próxima.
Entre as atribuições mais inesperadas pode-se referir o vencedor de Melhor Argumento Adaptado com "A Voz das Mulheres" e Melhor Canção Original onde a favorita era "Lift Me Up" de "Black Panther: Wakanda Forever" interpretada por Rihanna mas foi "Naatu Naatu" de "RRR" interpretada por M. M. Keeravani, Kala Bhairava e Rahul Sipligunj que arrecadou o Óscar.
De entre os melhores momentos da cerimonia pode-se realçar a atuação surpreendente de Lady Gaga, que supostamente não ia acontecer segundo a imprensa, na qual a cantora se apresenta de forma crua, sem maquilhagem, com roupas simples e sem a grande produção à sua volta tipica das atuações dos Óscares mas sempre com a grande voz a que nos habituou; o abraço de Ke Huy Quan ao seu velho amigo Harrison Ford quando Ford entregava as estatuetas ao vencedor de Melhor Filme "Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo". Ke Huy Quan contracenou com Ford em criança, há cerca de 40 anos, no filme "Indiana Jones e o Templo Perdido"; a emocionante homenagem de John Travolta em lágrimas à sua colega de elenco de "Grease", Olivia Newton John que faleceu no passado ano - "Continuamos irremediavelmente devotos a ti" referindo-se à icónica música interpretada por Newton John; o momento engraçado onde Jimmy Kimmel leva a palco o pequeno burro que participou em "Espírios de Inisherin"; quando Elizabeth Banks entrou em palco, primeiro, com a quase queda da atriz que conseguiu evitar com grande classe, e depois a apresentação dos nomeados a Melhor Efeitos Visuais com a presença do "Urso" do seu filme "Urso do Pó Branco" a interagir com ela em palco e mais tarde com Jimmy Kimmel perto da plateia; e claro, como não podia deixar de ser, as piadas lançadas pelo anfitreão da noite sobre a polémica chapada, que Will Smith deu a Chris Rock o ano passado, em vários momentos da gala - “Queremos que vocês se divirtam, que se sintam seguros, e, mais importante, que eu me sinta seguro. Por isso, temos políticas restritas em vigor. Se alguém cometer algum ato de violência ao longo do espetáculo, ser-lhe-á entregue o Óscar de Melhor Ator e ser-lhe-á permitido um discurso de 19 minutos”, - disse nomologo de abertura - “Mas, a sério, a Academia tem um equipa de crise a postos. Se algo inesperado ou violento acontecer durante a emissão, sentem-se aí e não façam absolutamente nada tal como no ano passado. Talvez até deem um abraço ao agressor”.
Nos discursos, as mães foram as mais referidas tendo grande parte dos vencedores agradecido às suas progenitoras. Foram vários os discursos emocionantes especialmente os dos vencedores das categorias de representação. Ke Huy Quan, afastado de cinema há 20 anos, disse estar a realizar o sonho americano depois de ter começado num barco e ter vivido num campo de refugiados; Jamie Lee Curtis agradeceu à sua família, equipa e fãs emocionando-se muito ao falar para os país, Tony Curtis e Janet Leigh outrora nomeados para os Óscares, mostrando-lhes que tinha conseguido; Michelle Yeoh falou para os meninos e meninas que se parecem com ela, para acreditarem que os sonhos se realizam e para as mulheres não deixarem que lhes digam que já passou o seu tempo; e Brendan Fraser com uma mensagem positiva e de apoio a quem luta contra a obesidade e um agradecimento ao realizador por o ter encontrado possibilitando o seu retorno ao cinema.
Dar o destaque ainda ao discurso da mulher de Alexei Navalny, protagonista do documentário vencedor, um opositor de Putin preso politico na Russia - "O meu marido está na prisão só por dizer a verdade. O meu marido está preso só por defender a democracia.”.
Como tem sido habitual, quebraram-se vários records nesta noite de Óscares; Michelle Yeoh é a primeira mulher asiática a ganhar a estatueta de Melhor Atriz; A24 é o primeiro estúdio a ganhar todas as categorias principais dos Óscares, "Naatu, Naatu" é a primeira canção de uma produção Indiana a ganhar o prémio de Melhor Canção Original; Ruth E. Carter, que ganhou Melhor Guarda-Roupa com o seu trabalho em "Black Panther: Wakanda Para Sempre", é a primeira mulher afro-americana a ganhar vários Óscares.
Fica a conhecer abaixo a lista de todos os vencedores e alguns videos de momentos da cerimonia.
E o Óscar vai para...
Melhor Filme
"A Oeste Nada de Novo" Trailer
"Avatar: O Caminho da Água" Trailer
"Os Espíritos de Inisherin" Trailer
"Elvis" Trailer
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" Trailer
"Os Fabelmans" Trailer
"Tár" Trailer
"Top Gun: Maverick" Trailer
"Triângulo da Tristeza" Trailer
"A Voz das Mulheres" Trailer
Melhor Realizador
Martin McDonagh - "Os Espíritos de Inisherin"
Daniel Kwan e Daniel Scheinert - "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo"
Tom Field - "Tár"
Steven Spielberg - "Os Fabelmans"
Ruben Ostlund - "Triângulo da Tristeza"
Melhor Ator
Austin Butler - "Elvis"
Colin Ferrel - "Os Espíritos de Inisherin"
Bill Nighy - "Living" Trailer
Brendan Fraser - "A Baleia" Trailer
Paul Mescal - "Aftersun" Trailer
Melhor Atriz
Cate Blanchett - "Tár"
Ana de Armas - "Blonde" Trailer
Andrea Riseborough - "To Leslie" Trailer
Michelle Yeoh - "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo"
Michelle Williams - "Os Fabelmans"
Melhor Ator Secundário
Brian Tyree Henry - "Causeway" Trailer
Judd Hirsch - "Os Fabelmans"
Barry Keoghan - "Os Espíritos de Inisherin"
Brendan Gleeson - "Os Espíritos de Inisherin"
Ke Huy Quan - "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo"
Melhor Atriz Secundária
Angela Basset - "Black Panther: Wakanda Para Sempre" Trailer
Hong Chau - "A Baleia"
Kerry Condon - "Os Espíritos de Inisherin"
Stephanie Hsu - "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo"
Jamie Lee Curtis - "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo"
Melhor Argumento Original
"Os Espíritos de Inisherin" - Martin McDonagh
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" - Daniel Kwan e Daniel Scheinert
"Os Fabelmans" - Steven Spielberg e Tony Kushner
"Tár" - Todd Field
"Triângulo da Tristeza" - Ruben Ostlund
Melhor Argumento Adaptado
"A Oeste Nada de Novo" - Edward Berger, Lesley Paterson e Ian Stokell
"Glass Onion - Um Mistério Knives Out" - Rian Johnson Trailer
"Living" - Kazyo Ishiguro
"Top Gun: Maverick" - Peter Craig, Justin Marks, Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie
"A Voz das Mulheres" - Sarah Polley
Melhor Banda-Sonora Original
"A Oeste Nada de Novo" - Volker Bertelmann Ouve Aqui
"Babylon" - Justin Hurwitz Ouve Aqui Trailer
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" - Son Lux Ouve Aqui
"Os Espíritos de Inisherin" - Carter Burwell Ouve Aqui
"Os Fabelmans" - John Williams Ouve Aqui
Melhor Canção Original
"Applause" de "Tell It Like A Woman" - Música e Letra de Diana Warren e voz de Sofia Carson Ouve Aqui Trailer
"Hold My Hand" de "Top Gun: Maverick" - Música de Lady Gaga, BloodPop e Benjamin Rice, letra de Lady Gaga e BloodPop e voz de Lady Gaga Ouve Aqui
"Lift Me Up" de "Black Panther: Wakanda Forever" - Música e letra de Tems, Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig Gôransson e voz de Rihanna Ouve Aqui
"Naatu Naatu" de "RRR" - Música de M. M. Keeravani, letra de Kala Bhairava e Rahul Sipligunj e voz de M. M. Keeravani, Kala Bhairava e Rahul Sipligunj Ouve Aqui
Melhor Som
"A Oeste Nada de Novo"
"Avatar: O Caminho da Água"
"The Batman" Trailer
"Elvis"
"Top Gun: Maverick"
Melhor Edição
"Os Espíritos de Inisherin" - Mikkel E. G. Nielsen
"Elvis" - Jonathan Redmond, Matt Villa
"Tár" - Monika Willi
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" - Paul Rogers
"Top Gun: Maverick" - Eddie Hamilton
Melhor Fotografia
"A Oeste Nada de Novo" - James Friend
"Bardo, Falsas Crónicas de Umas Quantas Verdades" - Darius Khondji Trailer
"Elvis" - Mandy Walker
"Império da Luz" - Roger Deakins Trailer
"Tár" - Florian Hoffmeinster
Melhor Design de Produção
"A Oeste Nada de Novo"
"Avatar: O Caminho da Água"
"Babylon"
"Elvis"
"Os Fabelmans"
Melhores Guarda-roupa
"Babylon" - Mary Zophres
"Black Panther: Wakanda Para Sempre" - Ruth E. Carter
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" - Shirley Kurata
"Elvis" - Catherine Martin
"Um Sonho Em Paris" - Jenny Beaven Trailer
Melhor Maquilhagem e Cabelos
"A Oeste Nada de Novo"
"Black Panther: Wakanda Para Sempre"
"The Batman"
"A Baleia"
"Elvis"
Melhores Efeitos Visuais
"Avatar: O Caminho da Água"
"A Oeste Nada de Novo"
"The Batman"
"Black Panther: Wakanda Para Sempre"
"Top Gun: Maverick"
Melhor Filme Internacional
"A Oeste Nada de Novo" - Alemanha
"Argentina, 1985" - Argentina Trailer
"Close" - Bélgica Trailer
"EO" - Polónia Trailer
"The Quiet Girl" - Irlanda Trailer
Melhor Filme de Animação
"Pinóquio de Guillermo Del Toro" Trailer
"Marcel the Shell with Shoes On" Trailer
"O Gato das Botas: O Último Desejo" Trailer
"O Monstro Marinho" Trailer
"Turning Red: Estranhamente Vermelho" Trailer
Melhor Documentário
"All That Breathes" Trailer
"Toda a Beleza e Carnificina" Trailer
"A House Made of Splinters" Trailer
"Fire of Love" Trailer
"Navalny" Trailer
Melhor Curta-Metragem de Animação
"The Boy, the Mole, the Fox and the Horse" Trailer
"The Flying Sailor" Trailer
"Ice Merchants" Trailer
"My Year of Dicks" Trailer
"An Ostrich Told Me The World Is Fake And I Think I Belive It" Trailer
Melhor Curta-Metragem Documental
"The Elephant Whispereres" Trailer
"How Do You Measure A Year" Trailer
"The Martha Mitchell Effect" Trailer
"Haulout" Trailer
"Stranger at the Gate" Trailer
Melhor Curta-Metragem de Imagem Real
"An Irish Goodbye" Trailer
"Ivalu" Trailer
"Le Pupille" Trailer
"Night Ride" Trailer
"The Red Suitcase" Trailer
Entrada e monólogo de Jimmy Kimmel.
Alguns dos melhores momentos da cerimónia.
Fontes: Magazine HD, Visão, Billboard, G1, Veja São Paulo, NIT, Metropoles, BBC News Brasil, Expresso, NIT, Img - Hollywood Reporter, Img - ABC7, Img - abc, img - TV LINE, Img - BBC News Brasil, Img - EW
Sem comentários:
Enviar um comentário