segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Crítica - Mundo Jurássico

 

Julho - Aventura (desculpem o atraso!)


Filme


Mundo Jurássico | Jurassic World

O Parque está aberto!



2015 | Aventura, Ação, Ficção Científica | E.U.A. | Inglês | Sequela (4) | 124 min | M/12

 

Elenco

Chris Pratt - Owen Grady



Bryce Dallas Howard – Claire Dearing



Ty Simpkins – Gray Mitchell



Nick Robinson – Zach Mitchell



Irrfan Khan – Simon Masrani



Judy Greer – Karen Mitchell



Vincent D’ Onofrio – Vic Hoskins


Realizador 

Colin Trevorrow


Sinopse

“Se algo vos perseguir… corram!” – Karen Mitchell

 

    22 anos após os acontecimentos em “Parque Jurássico”, a Isla Nublar transformou-se num parque temático do mundo jurássico, tal como fora imaginado por John Hammond. Mas depois de 10 anos de atividade, o parque entrou em declínio e carece de visitantes. Para superar o difícil momento que ameaça a continuidade do projeto, é inventada uma nova atração que vai criar novas dificuldades de grande dimensão. É criado um novo animal híbrida que promete surpreender. Contudo, o resultado é uma criatura altamente inteligente e adaptada, cujos instintos assassinos vão colocar milhares de pessoas em perigo…

 

Em Exibição

Netflix


Trailer









Spoilers Alert!!!



Crítica

Quem não viu o primeiro Jurassic Park? Um filme inovador, surpreendente, que dava vida aos animais fantásticos que apenas se via nos desenhos animados e em brinquedos. O filme deu vida ao imaginário de muitos deixando um grande publico rendido à história do parque de Dinossauros vivos que tinha nascido de um sonho de um idealista visionário. Conquistando muitos fãs ao longo do tempo, Jurassic Park foi reinventado e foi anunciada a estreia de Jurassic World após 22 anos da estreia do primeiro. O que vinha aí? O que havia mais para contar após os 3 primeiros filmes? Para mim as expectativas eram altas. Como fã da saga a curiosidade era muita, até porque a tecnologia está muito mais desenvolvida do que em 1993.

Finalmente o parque abriu e está melhor que nunca. Cheio de tecnologia, novos dinossauros, atrações fantásticas e as paisagens mais idílicas. A cena em que aparece a vista geral do parque quando é aberta uma janela, acompanhada pela famosa música, é super emocionante e algo nostálgica.

Sem dúvida que o filme superou as expectativas. Um filme moderno, fantástico, emocionante, empolgante, estimulante, muito bem feito tanto em termos de enredo, performance dos atores, tecnologia, banda sonora, efeitos especiais, tudo mesmo. Está cheio de ação, diversão, com momentos tensos, outros divertidos, novos enredos e personagens interessantes. Não sendo um cenário racionalmente provável, ao ver o filme, sentimo-nos a imergir num mundo fantástico onde existem dinossauros vivos numa ilha de cenários maravilhosos. Para os admiradores da saga, existem momentos nostálgicos e emocionantes que fazem referência ao primeiro filme. Mundo Jurássico é uma grande aventura que junta família e suspense com algumas cenas mais assustadoras e arrepiantes sem serem demasiado chocantes. Consegue manter o interesse dos adultos e das crianças simultaneamente. É um filme que agrada aos novos espetadores da saga, mas também aos fãs dos filmes antigos.

O final é espetacular, surpreendente e cheio de tensão que teve direito até a aplausos nas salas de cinema quando o grande monstro híbrido é derrotado.

A performance de Chris Pratt, como já habituou o publico, é mais uma vez brilhante. Chris Pratt conquista novamente com o seu profissionalismo, carisma, expressividade, conseguindo dar sempre algo de si em todas as personagens com o humor que lhe é característico. Há e claro que fica sempre bem em qualquer ecrã não é verdade? A cena do Owen de mota com os Raptors a correr ao seu lado é simplesmente épica.

Bryce Dallas Howard tem também uma ótima prestação. Muito expressiva, também carismática, cuja personagem sofre uma grande mudança ao longo do filme tornando-se mais sensível, desenrascada, emocional e menos controladora e rígida do que era no início. A cena de Claire a correr de saltos altos à frente do T-Rex é só incrível e super pro girl power. Se ela consegue usar saltos altos naquela situação, eu consigo em qualquer situação, certo?



Resumo

Logo antes o início do filme, quando ainda está a passar o símbolo da universal, a música não engana. Vai começar um Jurassic.


Os pequenos dinossauros saem dos seus ovos dando assim inicio a mais um filme da saga. (Apesar da interrupção e das várias mudanças de Parque Jurássico para Mundo Jurássico)

Durante a época natalícia, dois irmãos, Zack, o mais velho, e Gray, o mais novo e um grande admirador e especialista em dinossauros, vão passar uns dias com a sua tia Claire à Ilha Nublar, ou seja, ao parque temático Jurássico World onde esta trabalha. 


À chegada os rapazes são recebidos por uma assistente da sua tia que está sempre muito ocupada com o trabalho no parque. Claire é uma das responsáveis pela gestão do parque e uma mulher muito profissional, rígida, até um pouco fria, metódica e viciada no trabalho.

Claire mostra o novo dinossauro, criado pela ciência, um híbrido genético, a um grupo de investidores de forma a atrair o interesse do publico, os olhos do mundo.  O objetivo era claro:  maior, melhor, mais dentes.

Gray percorre o parque super entusiasmado, seguido do irmão meio aborrecido, até que se encontram com a tia e se percebe a obvia falta de ligação entre eles.

Depois do encontro, Claire deixa os rapazes com a sua assistente, vai à sala de controlo falar com Lowery, um funcionário do parque da sala de controlo e um fã do parque original, o que não é muito bem aceite por ela.

Claire apanha o helicóptero com o dono do parque, Sr. Masrani, um homem idealista e sonhador que sonha criar um lugar onde todos, os animais e os humanos, possam ser felizes juntos. Os dois dirigem-se à jaula do novo dinossauro, Indominus Rex, onde Claire põe Masrani a par das características e desenvolvimento do animal. É maior e mais inteligente do que previsto e do que qualquer outro. Com isto Masrani pede a Claire para falar com Owen Grady, um especialista em Velociraptors, para analisar a situação e o habitat do Indominus.


Owen Grady, um ex militar da marinha, é um treinador de Velociraptors impressionante. Grady tem estado a criar e estudar 4 dinossauros desde crias estabelecendo assim uma ligação com eles, especialmente com Blue. Por outro lado, Hoskins, um oportunista que faz parte da INGEN, quer fazer dos Velociraptors uma arma, basicamente usá-los como objetos para enriquecer, uma vez que vê que os animais podem ser controlados por Owen. Até que, no recinto dos Raptors, um porco se solta e um funcionário novato, para o apanhar acaba por cair. Owen entra na jaula para o salvar e frente a frente, consegue fazer com que os animais o obedeçam e até respeitem.


Entretanto visitando o parque, os irmãos fogem da assistente da tia e passeiam pelo parque sozinhos. Desconhecendo a fuga dos sobrinhos, Claire recebe uma chamada de Karen, mãe dos rapazes, que se mostra chateada e triste por esta não passar tempo com os dois, deixando a irmã um pouco emocionada.

Claire vai falar com Owen com quem tem uma relação pouco amistosa. Entre um encontro malsucedido e picardias, os dois tentam ser profissionais e Grady vai com Claire ver o Indominus Rex. Na jaula apercebem-se que o animal não está em lado nenhum, depois de Owen se ter apercebido de problemas na criação e no desenvolvimento social do dinossauro. Claire vai rapidamente à sala de controlo enquanto o ex militar e uns guardas entram no recinto e analisam marcas de unhas nos muros pensando que o animal fugiu por lá. Até que na sala de controlo percebem que o dinossauro não fugiu, que está na jaula e tem a capacidade de enganar as câmaras de calor. Owen e os guardas fogem, mas o dinossauro consegue sair da jaula, tendo apenas Grady saído de lá com vida enganando-a com cheio de gasóleo.


O Indominus Rex, o maior e mais perigoso dinossauro vivo, encontra-se agora à solta num parque com milhares de visitantes. Tentando não entrar em pânico, todos os funcionários juntam esforços para impedir que uma tragédia aconteça.

Owen invade a sala de controle acusando a equipa do laboratório e os responsáveis pelo sucedido, por não terem noção do que criaram, um dinossauro com características desconhecidas, sem quaisquer relações sociais, criado em cativeiro sozinho, que vai matar tudo o que mexe. Grady alerta que o animal fez tudo aquilo de forma propositada para conseguir fugir. É extremamente perigoso e inteligente tornando-se assim incontrolável.


Uma equipa é enviada para capturar o Indominus mas todos morrem como previsto por Owen. Este pede para evacuarem a ilha e avisa Masrani para falar com a equipa do laboratório porque aquilo não é um dinossauro.

Mesmo depois dos irmãos começarem a andar num divertimento, todo o parque recebe ordem para encerrar as atrações e para todos se dirigirem para a entrada.

Masrani conversa com o Dr. Henry Wu, cientista responsável pela criação dos dinossauros, que diz que os animais alterados geneticamente podem ser imprevisíveis, que nada no parque é natural e que estão constantemente e preencher falhas genéticas com genomas de outros animais. Apesar de Masrani pedir por animais visivelmente assustadores, não queria monstros perigosos incontroláveis. O problema é que uma coisa implica a outra, o físico e o comportamento são proporcionais.

Entretanto no vale, os irmãos sabem do fecho das atrações, mas decidem dar mais uma volta.

Claire fica a saber que os sobrinhos fugiram da assistente e estão em perigo. Decide assim pôr o orgulho de lado, e pedir ajuda a Owen para irem à procura dos rapazes.

Durante o passeio, Zack e Gray têm um encontro com o Indominus. Apavorados, os rapazes correm, até que saltam de um penhasco e despistam o dinossauro. Felizmente, os dois estão a salvo e saem da água.


Grady e Claire seguem o rasto dos irmãos e pelo meio encontram um vale cheio de dinossauros herbívoros mortos, atacados pelo Indominus. Claire fica impressionada com o animal e com a forma de Owen lidar com eles. O seu trabalho é apenas administrativo e de gestão, não tendo contacto com os animais acabando por tratá-los friamente como objetos. Agora Claire começa a olhar para os dinossauros de uma outra forma, mais sensível. Mais à frente, os dois percebem que os rapazes escaparam ao saltar num penhasco.


Zack e Gray encontram as instalações do antigo parque, que nunca chegou a abrir, em ruínas e vão investigar. - Um momento nostálgico acompanhado com música de fundo, para os fans da saga. - Os dois encontram um jipe parecido a um que tinham outrora arranjado com o avô.

Enquanto isto, no parque, a confusão instala-se com grande acumulação de visitantes na entrada sem perceberem o que está a acontecer.

Hoskins tenta convencer Masrani a usar os Velociraptors para apanhar o Indominus. Masrani não cede e pega no helicóptero para ir atrás do dinossauro que se encontra à solta.

Os rapazes conseguem arranjar o jipe e fogem. Por pouco Owen e Claire não os apanham, mas são surpreendidos pelo Indominus. Os dois correm e contactam a sala de comando.


Até que, o Indominus chega ao aviário e parte-o libertando todas as aves pré-históricas e criando um acidente ao helicóptero que vitimiza Masrani. 

Os rapazes chegam aos muros da zona da entrada e atrás deles seguem as aves dirigindo-se para onde estão todos os visitantes. O alarme soa e o caos instala-se com milhares de pessoas a serem atacadas.

Grady e Claire chegam ao local e procuram os miúdos ajudando a equipa a proteger os visitantes. O ex militar é atacado, mas Claire salva-o. Owen surpreende-a com um beijo como um gesto de agradecimento bastante, digamos, intenso...


Os dois e os rapazes encontram-se e num jipe dirigem-se para o recinto dos Velociraptors depois de saberem que Hoskins vai pôr em prática o seu plano de usar os animais para apanhar o Indominus. Grady é obrigado a embarcar no plano que ia acontecer com ou sem ele. Assim é o próprio a liderar a missão e pode proteger os seus Raptors.

Claire e os rapazes ficam numa carrinha em segurança enquanto o plano entra em marcha. Os Raptors são soltos seguindo o cheiro do Indominus e correm seguidos de Owen e do seu parceiro Barry de mota acompanhados por uma equipa de militares. Até que os animais abrandam e têm todos um encontro com o Indominus. O problema é que os dinossauros começam todos a comunicar virando os Raptors contra os humanos. Owen apercebe-se assim de que o Indominus tem genes de Raptor. Toda a equipa é atacada enquanto Blue ataca o parceiro de Owen e este atrai-a e fá-la segui-lo.


Os animais chegam ao seu recinto e Claire foge na carrinha a ser perseguida por um deles. Os rapazes conseguem afastar o animal e Owen encontra-os. Claire liga a Lowery para chamar um helicóptero.

Os 4 chegam e correm até à sala de controlo, mas ao passar pelo laboratório percebem que este foi evacuado e vêm os animais que andam a ser estudados para criar os dinossauros. Hoskins aparece e conta-lhes sobre um dinossauro que está a ser desenvolvido pelo laboratório, uma autêntica máquina. Até que um Raptor chega e ataca-o. O casal e os rapazes fogem para a rua, mas os Raptors cercam-nos. Owen tenta comunicar com Blue com quem tem uma ligação especial.


Até que, o Indominus aparece e uma luta começa. Os Velociraptors ficam de novo do lado de Owen seguindo as suas ordens contra o grande predador. Os Raptors atacam o Indominus mas estão a perder. Enfim, pelas contas de Gray, percebem que precisam de mais dentes para o conseguirem deter.

Com isto, Claire tem uma ideia e sai a correr pedindo a Lowerly para abrir o recinto do T-Rex. Claire atrai-o para o local da luta para conseguirem vencer o monstro. Quando tudo parecia perdido, Blue levanta-se e junto com o T-Rex conseguem enfraquecer o Indominus que é, surpreendentemente, atacado e levado para o mar pelo grande dinossauro marinho. O T-Rex decide fazer “tréguas” com Blue e vai-se embora. Sendo obvia ligação entre os dois, a Raptor olha para Grady e também vai embora.


Tudo acalma num cenário de destruição e Lowery deixa por último a sala de controlo.

Já em segurança, Zack e Gray encontram-se com os pais e Claire com a irmã já aliviados. Owen e Claire, obviamente cúmplices, decidem ficar juntos… por uma questão de “sobrevivência” claro...


    O final, termina em grande com o Rei do mundo jurássico, o T- Rex a erguer-se no alto com o seu clássico grito de guerra.


Definição em 3 palavras

Épico, Emocionante, Tenso


Classificação (5/5 Claquetes)




O que achaste deste filme?

Classificação
 
pollcode.com free polls

Fontes: IMDbCinecartazSapo MagJurassic Park FandomImg - Sapo Mag - CartazImg - Movie Fit - Chris PrattImg - Adoro Cinema - Bryce Dallas HowardImg - Adoro Cinema - Ty SimpkinsImg - Adoro Cinema - Nick RobinsonImg - The Sun - Irrfan KhanImg - Rotten Tomatoes - Judy GreerImg - Body Size - Vincent D’ Onofrio,Img - Medium - Claire e IndominusImg - Cinepop - O ParqueImg - Pinterest - Beijo de Claire e OwenImg - Wallpaper Flare - Ovo de dinossauroImg - Pinterest - Karen e ScottImg - Cinema com Rapadura - Claire e MasraniImg - Call me mister glass - Owen Grady e velociraptorsImg - Observatório do Cinema - Owen e segurançaImg - El Periodico - Owen e MasraniImg - O Universo da Tv - Zack e GrayImg - Plano Crítico - Owen e ClaireImg - Indie Wire - Claire e OwenImg - She Cos - Owen e Claire na mota 4Img - Cleveland - Owen e os VelociraptorsImg - Close Up Culture - Owen, Claire, Zach e GrayImg - Mundo Jurassico BR - Claire a fugir de T-RexImg - 8 Tracks - Owen e Claire: Cena final


Sem comentários:

Enviar um comentário